Mostrando postagens com marcador Bruxas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bruxas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Hocus Pocus - Winnye

Este vídeo não é da Disney, é de um grupo de teatro, que infelizmente, eu não lembro do nome, apenas salvei o vídeo do Youtube (falha minha de Bruxa Bibliotecária :( ).
Agora, postando esse último vídeo é que percebi que eu não sei se vocês sabem de que filme eu estou falando, se vocês já assistiram ao Abracadabra e se gostaram ou não. 
Claro, é um filme para crianças e, por mais que essas Bruxas sejam interessantes, a Disney conseguiu colocá-las como seres malvados que acabam com a vida de crianças. Isso não é nada, mas nada legal. É uma visão tradicional e errônea, que as pessoas, ao longo da história, acreditaram.
Bem, se eu for escrever sobre a parte histórica da Bruxaria aqui, esta postagem vai ficar enorme, sendo assim, vou deixar a história para outro momento. Por enquanto, ficaremos apenas com a parte divertida do filme Abracadabra. 



Espero que tenham gostado.
Sintam-se à vontade para opinar e contribuir para o crescimento do Blog :)
Até a próxima e que a luz da Lua nos ilumine sempre.



Hocus Pocus

Esse vídeo aqui é mais curto, mas foca mais nas Irmãs Sanderson. Bem legal!



A parte, no filme, não aqui, no vídeo em que aparece o Grimoire da Winnye é bem interessante. Acho que eles fizeram semelhante à realidade :)

Que a luz da Lua nos ilumine sempre!


Hocus Pocus Disney

Olá Seres Místicos!

Como vão vocês nesta segunda-feira, dia da Lua?
Eu vou bem, com um pouco de frio, mas bem.
Há um tempo atrás eu salvei alguns vídeos de 3 irmãs Bruxas Sanderson, que fazem parte do filme Abracadabra, da Disney. Eu acho o trio mágico a melhor parte do filme, a Winnye então nem se fala.
Essas atrizes não são as originais, mas ficaram muito parecidas.


Logo mais vou postar os outros vídeos que eu salvei aqui.
Um grande abraço a todos e que a luz da Lua  nos ilumine sempre!



segunda-feira, 18 de maio de 2020

Babaquice extrema

Olá Seres Místicos, tudo bem com vocês?

Bem, essa postagem está guardada nos rascunhos faz um tempo, mas como surgiram outras postagens mais importantes, acabei deixando essa para depois.
Eu não tenho muitos adjetivos para dar a este vídeo, a não ser que é um dos vídeos mais absurdos e sem noção (na minha opinião) que eu já vi em matéria de comportamento bruxo.
Simplesmente eu não sei, acho que devem existir muitas pessoas que se intitulam bruxas para ganhar algum tipo de prestígio, muitos seguidores no Youtube ou algo do tipo, porque se estudasse mais a fundo a Bruxaria mesmo, não sairia por aí fazendo esse tipo de vídeo.
A falta de RESPEITO e o DEBOCHE são gritantes nesses ditos "Bruxos". Observem com atenção.



É claro que eu não me aguentei e escrevi logo depois de ver o vídeo o que eu achei, mas é claro que foram poucas palavras, porque se eu escrevesse tudo o que eu penso, acabaria escrevendo um livro. Dessa forma, vou acabar escrevendo tudo o que eu penso aqui, no Blog.


Olhem o absurdo do que disseram: "Se depender de mim, vão tudo para o inferno." Me pergunto, que inferno? Desde quando Bruxo acredita no Inferno? Como podem questionar a crença do povo? Isso é o mesmo que questionar a cultura de outro povo da qual tu não sabe quase nada! Se a tribo Dany acredita que cortar a ponta do dedo é uma oferenda aos fantasmas, isso é a cultura do povo que passou de geração em geração, quem são esses dois para questionarem esse costume? Eu também achei uma atitude severa, mas não pertenço ao grupo deles, então só me resta RESPEITAR, coisa que eles não fazem! 
Os costumes de Viver com os Mortos e Desenterrar os Mortos são bem estranhos para mim e bizarros também, mas é preciso entender que isso são os costumes da Indonésia! Não é daqui do Brasil! Se esses dois nascessem na Indonésia, esses costumes seriam normais. Simples assim! Mas para os "sabichões" isso é ridículo.
Agora analisa: eles se acham com capacidade de criticar os costumes dos Esquimós! Bruxedo da minha vida, os Esquimós estão em outro canto do mundo e tem seus costumes, como qualquer outro povo! A dupla dinâmica não tem o direito de criticar o costume de um povo, sem ao menos tentar entender o motivo desse povo agir de certa maneira. É preciso ter a mente aberta e saber que o mundo não gira em torno das pessoas que moram no Brasil e que tem costumes diferentes de outros povos do resto do mundo!
Eles comentam do tal absurdo do prepúcio, mas acham super normal quando um dos bruxos, em outro vídeo fala que lutou contra um demônio no quintal da própria casa e que toda a vizinhança ouviu o barulho que ele fez quando expulsou o demônio.
E o pior de tudo é as criaturas falarem dos costumes dos outros rindo como se tudo não passasse de uma grande piada... sério,  muito triste.
 Quero deixar aqui bem claro que não estou defendendo nenhum dos costumes apresentados no vídeo. Claro que todos me parecem bizarros e absurdos, o esquema de jogar o bebê de uma altura de 15 metros é absurda, mas é um costume antigo, de pessoas que tinham outro tipo de vida, outro tipo de crença e não tem lógica querer criticar isso! A própria humanidade também tinha hábitos toscos, que foram sumindo, sendo modificados e evoluídos. Isso sem contar que todos os costumes citados são de indígenas e de outras culturas antigas orientais, bem diferentes dos nossos costumes. Não tem como comparar.
E por fim, só a total FALTA DE RESPEITO desses que se dizem bruxos já é uma falta de respeito com a classe bruxa que defende "A estima por todas as religiões e pela liberdade religiosa." (PRIETO, 2000).
Esses "bruxos" dizem que não veem lógica nenhuma nos costumes, mas antes de dizer que não vê lógica, vai conviver com o povo para entender os motivos pelas quais aquelas pessoas criaram aqueles rituais, antes de falar como se fosse o rei ou rainha da razão e do mundo, se coloca no lugar do outro para depois tentar emitir algum tipo de opinião decente.

Bem, pelo presente momento é isso. Acho que tem outro vídeo dessa gente doida que eu vi e que quero compartilhar também para abordar o que é um bruxo arrogante e que se acha, tipo uma família Malfoy, do Harry Potter, mas isso fica para outra postagem.
Um grande abraço a todos e que a luz da Lua nos ilumine sempre.



domingo, 10 de maio de 2020

Filhas de Hékate

Olá Seres Mágicos!

Mais um vídeo bem legal que encontrei no Youtube sobre Hékate, na verdade, sobre as características das filhas de Hékate.


Seres, gostaria de esclarecer uma coisa que antigamente eu também pensava em fazer, mas que nunca fiz... acredito nunca ter feito por intuição mesmo :) O fato de soprar canela no dia primeiro de cada mês. Certa vez, li em algum lugar, que agora não lembro qual, cuja informação era a seguinte: soprar canela estava completamente errado. Comecei a refletir sobre isso e concluí que a afimração estava completamente certa! Como posso soprar algo que quero atrair para minha vida? Eu sempre tive o costume de soprar todas as minhas velas antes de acendê-las justamente para afastar toda e qualquer energia negativa que ali estava. Algumas práticas de limpeza de certos índios americanos para purificar instrumentos ou o que quer que seja era justamente o ato de soprar sobre o objeto! Logo, pela lógica e razão da coisa, se eu soprar canela (que traz abundância, prosperidade e mais coisas boas para a minha vida, eu não estaria afastando em vez de aproximar essas energias positivas?) Só achei interessante comentar isso, porque na Bruxaria, devemos sim seguir alguns métodos, algumas regras, mas antes de tudo, sempre é bom priorizar a razão e a forma de como tal atitude bruxesca está sendo realizada para não gerar justamente o efeito contrário.

Fico por aqui... espero que vocês tenham gostado do vídeo.
Um abraço e que a luz da Lua nos ilumine sempre!




quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Tattoos de Bruxas

Que a Tocha de Hékate nos guie sempre!!

Hoje, navegando pela internet, resolvi pesquisar um pouco sobre imagens de tattoos de Bruxas e encontrei umas bem bonitinhas e resolvi postar aqui.
Lá vão elas :)










E para eu não ficar de fora, vou postar as minhas tattoos aqui também :)
Tentei procurar a foto que tem a Roda de Hékate, mas não encontrei. Mas também não há problema, assim que der, eu tiro a foto e posto aqui.




Sigilo de Hékate


Um dos sigilos de Hékate


Não podia deixar de tatuar minha Deusa querida: Hékate.


Essa aqui fui eu quem desenhou e montou a ordem dos símbolos.




Bem, acho que por hora era isso. Até a próxima semana.

Que a luz da Lua nos ilumine sempre!




sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta-feira 13

            Abençoados sejam!!

      Hoje é sexta-feira 13 e eu, como boa Bruxa que sou não poderia deixar passar esta data em branco.
     Todo o mundo, ou pelo menos a maioria das pessoas que conheço, sempre fazem algum comentário sobre a data, claro, considerando o lado negativo da coisa (azar, maldições, pragas, etc), mas esta data não passa de uma data como outra qualquer. É a crença de que a sexta-feira 13 traz má-sorte às pessoas que a tornou importante.
      Minhas pesquisas dizem que não há uma origem certa para o temor da sexta-feira, porém, há lendas e mitologias que explicam o motivo de tal aversão ao dia. Claro, como não poderia deixar de ser, a igreja cristã está metida nisso. Seria neste período que Jesus Cristo foi perseguido e, antes de ser crucificado, em numa sexta-feira, ele teria celebrado uma ceia que ao todo contava com 13 participantes.
     Historicamente, existe a versão referente à consolidação da monarquia francesa. Ao sentir-se ameaçado pelo poder e influência exercido pela igreja (novamente a igreja), Felipe IV tentou se filiar à ordem dos Cavaleiros Templários, que negou a entrada do monarca. Despeitado pela recusa, ordenou a perseguição dos Templários em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
      Mas apesar destas especulações dando a entender que foi a igreja quem inventou a data, a verdade é que a origem da sexta-feira 13 é pagã, assim como o Natal e a Páscoa. São datas comemoradas há centenas de anos pelos pagãos, mas quando a igreja cristã impôs seu domínio, determinou que as celebrações eram “coisa do Demônio” e as proibiu. E, “inteligentemente” absorveu vários simbolismos pagãos, afirmando serem cristãos. Querem 2 exemplos disso? A árvore de natal e os ovos de páscoa.
      Sendo assim, vamos à origem desta data.
     Em Valhalla, a morada dos deuses nórdicos, houve um banquete no qual 12 deidades foram convidadas. Loki, deus do fogo e da discórdia, ficou enciumado por não ter sido convidado e enganou um deus cego para que este ferisse o deus solar Baldur, favorito de Odin, o deus dos deuses, causando grande confusão. Dessa mitologia surgiu a ideia de que reunir 13 pessoas não seria bom.
      Já a parte da sexta-feira, origina-se da Escandinávia e trata da deusa Frigga, a deusa da fertilidade e do amor. Quando as tribos nórdicas foram obrigadas a se converter ao cristianismo (olha a igreja cristã aí gente!), Frigga foi transformada em bruxa e exilada no alto de uma montanha. Diziam que, para se vingar, Frigga reunia-se todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, somando 13, para jogar maldições e pragas sobre os humanos. Tal estória gerou raiva e animosidade das pessoas contra a deusa. Como a sexta-feira feira era o dia consagrado à Frigga, o advento do patriarcado fez com que esse dia fosse amaldiçoado.
      Sendo assim, após ver a origem desta data, chega-se à seguinte conclusão: a sexta-feira 13 é um dia comum como qualquer outro. O fato dos nórdicos acreditarem não ser aconselhável reunir 13 pessoas é uma coisa, associar o número 13 ao azar e acontecimentos ruins é outra bem diferente. E a sexta-feira ter sido associada a algo ruim, deve-se única e exclusivamente ao fato da igreja induzir as pessoas a acreditarem que uma deusa, antes cultuada com respeito, agora era uma bruxa má que se reunia com o Demônio para fazer mal a humanidade.
      Esta superstição é tão tola que, se fosse verdadeira, os covens não seriam compostos por 13 bruxos. E o número 13 é especial, pois também se refere às 13 lunações do ano, tão importantes para nós, bruxos e sacerdotes.
Há muitos anos, uma repórter de um programa de rádio da RBS, ligou para mim perguntando se eu poderia gravar uma entrevista falando sobre a sexta-feira 13. Concordei e o que eu disse a ela foi exatamente as mesmas coisas que eu escrevi aqui. Ressaltei que a imagem de bruxa ruim, de gato preto que dá azar e de outras coisas relacionadas à bruxaria origina-se da igreja cristã, que ao dominar as outras religiões existentes deturpou todos os conceitos para poder ficar no controle. Na verdade, até falei mais, mas o resto da conversa que abordava a importância das Bruxas, infelizmente não foi ao ar. Foi engraçado que, após a minha entrevista, outra bruxa foi entrevistada dando dicas de como se proteger na sexta-feira 13. Hilário.
      O que eu quero deixar claro neste texto é: criar imagens deturpadas de como as coisas realmente são é muito fácil, ainda mais se for para dominar o povo que está na ignorância. Agora, ensinar o povo a pensar e a progredir é que é o difícil.
      Não sei se minha opinião vale de alguma coisa a vocês, mas sendo Bruxa e Sacerdotisa, afirmo: sexta-feira 13 é um dia comum como qualquer outro, porque posso estar na rua caminhando calmamente em um sábado 14 e, devido minha falta de atenção, posso cair, torcer o tornozelo ou quebrar o pé. E aí? Vou colocar a culpa em quem? No sábado 14, porque foi depois da sexta-feira 13?

      Fico por aqui, até a próxima postagem e que a lua da Lua nos ilumine sempre.




quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bruxas na Moda

                Abençoados sejam!!


          Vim hoje aqui para postar o texto de que lhes falei na postagem passada: Bruxas na Moda. É um texto antigo sobre uma novela das seis da Globo que abordaria magia e bruxaria.

         
Assim que eu soube da nova novela das 6 da Rede Globo, comecei a ficar preocupada, aliás, muito preocupada. De acordo com minhas pesquisas, a novela versará sobre a Wicca, a Deusa e as Bruxas. Certo, até aqui estamos todos bem. O que me preocupa é a repercussão que tal novela possa vir a ter. Como tudo o que surge na Rede Globo acaba virando moda, tenho receio que a Arte também acabe virando um modismo, ou seja, depois do dia 14 de maio é bem provável o surgimento de centenas de pessoas, principalmente, adolescentes, dizendo-se Bruxas sem nem ao menos saber, ao certo, o que realmente estão fazendo e o que significa isto. Por outro lado, a divulgação da Wicca por uma emissora como a Globo pode se tornar um evento interessante, uma vez que, a partir disto, podem surgir Bruxas de verdade e que até então não tinham informações suficientes sobre a religião da Deusa. Porém, isto me deixa com um pé atrás, porque não sei se um assunto tão importante e sério como a Bruxaria, será tratado com o devido respeito e atenção de que merece.
Como tudo na Natureza tem o lado bom e o lado mal, é preciso ficar de olho em qualquer passo em falso que a autora da novela possa dar se não tiver um conhecimento sólido sobre o que está escrevendo.
Para muitas pessoas que têm um conhecimento superficial sobre a Arte, tais fatos podem passar despercebidos, porém, ao ler uma das inúmeras reportagens sobre a novela, fiquei apreensiva com um fato: determinada atriz vai interpretar uma Bruxa do bem. Certo, e quem será que vai fazer a Bruxa do mal? Ah sim, agora lembrei. A atriz Cássia Kiss fará a vilã e, imagino eu, será a Bruxa do mal. Há dois pontos extremamentes importantes a se destacar aqui:
Primeiro: é um erro absurdo classificar Bruxa do bem e Bruxa do mal. Para escrever uma história sobre Bruxaria é imprescindível que o autor saiba o que está escrevendo. Desde que o mundo é mundo, sabe-se que não existe a classificação de Bruxa do bem ou Bruxa do mal, assim como não tem essa de magia branca e magia negra. A magia é única e será aplicada para ajudar ou prejudicar conforme a atitude da pessoa que a pratica. Não é a magia que é branca ou preta, é a índole de quem a emprega que fará da magia algo bom ou ruim. Portanto, a definição de Bruxa do bem e Bruxa do mal não é valida. Uma Bruxa é uma Bruxa e ponto, não tem lado. Assim como a magia não é um arco-íris, no qual há a magia branca, negra, vermelha, cor-de-rosa...
Segundo: Bruxas Wiccas não acreditam nem cultuam o Diabo, pois ele é uma criação da Igreja Católica. Sabendo disto, por que os atores ou a autora da novela resolveram criar o visual da vilã da história exatamente igual ao da atriz Meryl Streep no filme O Diabo veste Prada? Está claro que o enredo do filme nada te a ver com o enredo da novela, mas não é uma “coincidência” que, justamente, a vilã da novela tenha seu visual inspirado em uma vilã de um filme cujo título envolve o Diabo? Em nenhum dos enredos se fala em adoração ao Diabo ou coisa do tipo, mas utiliza-se o Diabo para dar uma idéia de alguém perverso, muito mau. E por que a vilã desta novela teve de ter um visual igual à outra vilã? Para dizer que a Bruxa má é um ser diabólico? Será que, neste simples detalhe não há uma certa associação? É algo para se pensar...
E, para terminar por aqui, antes que eu me preocupe mais, queria citar outro aspecto da novela. No desenvolvimento da trama haverá a disputa entre duas irmãs pelo amor do mesmo homem. Serão abordados temas como amor e paixão, mas será que uma delas, ou as duas, sendo Bruxas saberão utilizar seus dons de forma correta, respeitando, principalmente, a Lei do Livre Arbítrio? Ou farão como centenas de pessoas por aí que perdem seu precioso tempo correndo atrás de super feitiços que façam com que fulano seja eternamente apaixonado por beltrano, em vez de se conectarem com as energias do Universo e da Deusa para desejar e atrair mais amor para si e para os outros? Será que vão explicar também alguns pontos básicos da Wicca como: A Lei Tríplice, na qual tudo o que se faz, tanto para o bem quanto para o mal retorna 3 vezes? Ou o Dogma da Arte, que diz que podemos fazer o que quisernos desde que não prejudiquemos ninguém? Oh dúvidas cruéis...
Sei que a nova novela das seis é ficção, mas não posso deixar de me preocupar com as consequências que podem surgir se uma informação for mal interpretada e passada para milhares de pessoas de maneira equivocada. O pior de tudo vai ser se, depois que a novela começar, alguém me olhar na rua e fizer algum comentário sobre o pentagrama que uso no pescoço. Dizendo algo do tipo: “Ah, é o símbolo das Bruxas da novela!” (Isso se chegar a aparecer um pentagrama....) Aí sim, ninguém merece...
A Wicca está aí sim, para ser divulgada e explicada para todos aqueles que ouviram o Chamado da Deusa e para aqueles que querem conhecer mais sobre A Arte. Contudo, é preciso muito cuidado e atenção para que as informações sejam passadas com responsabilidade, como realmente são e não como se fossem simples contos de fadas.
Bem, como a novela ainda não foi ao ar, só me resta aguardar e pedir à Deusa que a nossa Religião, a Arte, seja tratada com a importância e o respeito que merece. As Bruxas de hoje, de amanhã e os nossos Antepassados agradecem.
E que assim seja e assim se faça.
                              Morghana Riona


Apesar deste texto ser de 2007, de igual forma, eu acho interessante postá-lo, pois embora a novela não exista mais, a mensagem que eu passei no texto ainda é muito pertinente.
Fico por aqui. Até a próxima postagem!
"Que a luz da Lua nos ilumine sempre."


                                     

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Onde está a Bruxaria?

            Abençoados sejam!


        Sei que faz muito tempo que eu não escrevo aqui. Minha ausência se dá por diversos motivos que não cabem ser explicados aqui, até porque meu objetivo hoje é outro.
       Gostaria de escrever um pouco sobre minha opinião sobre a Bruxaria nos dias de hoje... Claro, será uma opinião muito superficial, pois eu não sei onde é que estão os Bruxos e Bruxas de verdade, aqui em Porto Alegre. Desejo muito que todos eles estejam fazendo a coisa certa e não só brincando de Harry Potter.
       Sei que a Bruxaria é muito mais do que lojinhas comerciais. É algo que vai muito além desta parte, mas o que eu gostaria de comentar é que eu não tenho visto mais estas lojas e, as que eu sabia que lidavam com isso, reservaram um espaço mínimo para as Bruxas...
        Me corrijam se eu estiver errada e, por favor, me informem da existência de alguma loja decente que tenha artigo de Bruxaria.
       Há uma loja chamada Rá que eu adorava ir, porque além dos incensos, era possível comprar caldeirões, velas, athames... Semana passada, após muitos anos sem visitar a loja, descobri que a loja vende tudo, menos artigos para Bruxaria. Vi algumas bruxas em um canto escondido da loja e era só...
       Havia outra loja no centro muito boa também, que foi onde eu consegui o contato da minha Mestra Lira, mas que infelizmente fechou...
      Impressionante como as coisas se perdem na noite dos tempos (como dizia minha professora de faculdade). Simplesmente não sei o que é que está acontecendo... Com certeza, se Laurie Cabot estivesse aqui, as coisas não seriam dessa forma...
     No livro O poder da Bruxa, Laurie escreve sobre a importância da Bruxaria e ela escreve de tal forma que até quem não é Bruxo tem vontade de ser, tamanha paixão e entusiasmo que ela tem.

    Fico por aqui e peço que, se houver algum bruxo por aí, que também ache que a Tradição está se perdendo, que entre em contato nem que seja só para trocar ideias...

     "Que a luz da Lua nos ilumine sempre."


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Meu texto na Internet

         Abençoados sejam!

      Espero que estejam todos bem.
      Hoje estou aqui para postar um texto de autoria da Cecília Dionísio. É um texto antigo, de maio de 2007, mas que achei interessante colocar, uma vez que ela cita meu nome.
     Logo que eu tiver um pouco mais de tempo, postarei aqui o texto Bruxas na Moda na íntegra. O texto encontra-se neste link: http://www.diarioweb.com.br/noticias/imp.asp?id=93143

     Espero que gostem,
    
        Desejo a todos um ótimo final de semana.

     "Que a luz da Lua nos ilumine sempre."